segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Regra da mão direita e esquerda

hehehe,mais um poste de fisíca;D
o eletromagnetismo é o campo da fisíca que estuda os fenomenos que surge do campo eletrico e magnetico.
o eletromagnetismo surgiu quando uma agulha de uma bússola era defletida sob a ação de uma corrente elétrica percorrendo um fio condutor próximo à bússola. A agulha da bússola ocupa sempre uma posição perpendicular ao plano que contém o fio e o centro da agulha. As linhas de indução são circunferências concêntricas com o fio.
O sentido do campo depende do sentido da corrente no fio. A agulha da bússola se alinha com esse campo.

* Um dos processos práticos para se determinar a direção e o sentido do vetor indução magnética ou vetor campo magnético, é a regra da mão direita. Esse sentido de depende do sentido da corrente que o origina.

* Comprova-se experimentalmente que a intensidade do campo magnético depende da intensidade da corrente elétrica i, da distância r do fio até o ponto (P) onde se quer o campo magnético e do meio onde o condutor se encontra. Essa dependência de com o meio é fornecida pela constante μ que recebe o nome de permeabilidade magnética do meio e no vácuo ela vale

μo=4π.10-7T.m/A.
Regra da mão esquerda.

Por ser uma grandeza vetorial, para que essa força seja bem caracterizada, ela necessitará de Direção e sentido: a direção da força magnética é perpendicular à direção da velocidade com que a carga é inserida no campo magnético e, também, ao próprio campo magnético. Esse é um aspecto que diferencia a força magnética das forças radiais, que possuem direção de atuação coincidente com a reta que passa pelo centro dos corpos em interação, como no caso da força gravitacional.

No que se refere ao sentido da força magnética, ele pode ser determinado pela regra da mão esquerda, de Fleming. Para utilização dessa regra, o dedo polegar representa o sentido da força magnética (), o dedo indicador representa o sentido do campo magnético (), formando um ângulo de 90° com o polegar, e, por sua vez, o dedo médio representa o sentido da velocidade (), formando um ângulo de 90° com o dedo polegar e com o indicador. Ou seja, as três grandezas vetoriais são perpendiculares entre si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário